SOBRE O EVENTO


     Sobre a Realização do III Congresso Nacional / I Congresso Internacional "Nietzsche e a Filosofia":

O evento é uma realização do grupo de pesquisa em Filosofia Contemporânea do PPGFIL/UFPA, em parceira com o Programa de Pós-Graduação em filosofia da UFPA, com a Faculade de Filosofia e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, além do Centro Acadêmico de Filosofia da UFPA (CAFIL).
Trata-se de um evento temático, mas que conta com a presença de pesquisadores de grande relevância nacional e com significativa inserção em grupos internacionais de pesquisa e discussão, assim como de um pesquisador estrangeiro, que já participou de outros eventos relativos à filosofia de Nietzsche e Schopenhauer no Brasil. Se dará em três dias com comunicações dos estudantes participantes de programas de pós-graduação pela manhã e três conferencias principais no período da tarde, além da conferência de abertura. 
Quanto ao público alvo, este é concebido por Professores, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia, Psicologia e áreas afins. Os estudantes devem submeter resumos para as comunicações nos período reservado às comunicações, no total de quinze (15) comunicações. A expectativa é de um público estimado entre 150 a 200 pessoas, pois em outros eventos realizados pela FAFIL/PPGFIL chegou-se a ter mais de duzentos visitantes presentes.

Objetivos:

1. Partindo da proposição que Günter Gödde chamou de “Linha do Inconsciente”, nosso objetivo é retomar a relação entre Schopenhauer, Nietzsche e Freud, tomando como referência comum o plano dos afetos, dos impulsos e dos interesses, como constitutivos da vida humana.
2. Partindo da ideia de que a “linha” que, sem dúvida, estabelece uma ligação entre esses três pensadores, não é absolutamente linear e contínua, mostrar também as descontinuidades e as diferenças entre eles.
3. Analisar e reconsiderar o impacto da inserção da temática do não consciente, da pulsionalidade e da corporeidade iniciada com Schopenhauer e com imbricações não apenas em Nietzsche e Freud, enquanto ponto de inflexão,  em grandes âmbitos da reflexão filosófica contemporânea.
4. Criar um ambiente de que permita intensificar as relações institucionais de pesquisa sobre tais temáticas e seus desdobramentos com especialistas e pesquisadores brasileiros e com vistas a uma inserção futura nos âmbitos internacionais de discussão.

      Efeitos Esperados:
     1. Estímulo à pesquisa de professores e estudantes de graduação e pós-graduação.
           2. Promoção do intercâmbio entre estudantes, que se dedicam ao estudo dos autores e temáticas que constituem o tema do evento.
           3. Identificação de temáticas centrais das pesquisas envolvendo os autores de referência do evento.
           4. Criação de projetos de pesquisa e cooperação inicialmente em âmbito nacional, tais como: visitas e acordos entre instituições, organizações de colóquios temáticos e publicações.
           5. Divulgação das conferências através da publicação dos anais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário